sábado 24 Jun 2017

Mário Cravo Junior: 90 anos

Fernando Vivas/Ag. A Tarde

Objetos e esculturas compõem a próxima exposição do baiano Mario Cravo Filho, que no último dia 13 completou nove décadas de profunda relação com a arte. Nessa mostra, o artista – que teve uma retrospectiva abrigada no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador – apresenta trabalhos em aço inox, cobre, ferro, latão, madeira e pedra grafite. As esculturas e relevos podem ser vistas pelo público a partir do dia 26, na Paulo Darzé Galeria de Arte, também em Salvador.

Um dos pioneiros da arte moderna na Bahia, ao lado de Carlos Bastos e Genaro de Carvalho, Mario Cravo Filho sagrou-se um dos grandes nomes da escultura brasileira, tendo produzido obras públicas para cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Mario Cravo Junior em foto de Márcio Lima

Mario Cravo Junior em foto de Márcio Lima

O monumentalismo, evidente em esculturas como a “Fonte da Rampa do Mercado” (1970), localizada na Praça Cairu, Cidade Baixa (BA), entre o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e a Igreja de Nsa, Sra. da Conceição da Praia, é uma característica constante em suas esculturas.

Produzida em fibra de vidro e  estrutura metálica, a peça tem 16 metros de altura. Mario Cravo Filho é pai do fotógrafo Mario Cravo Neto, o primeiro dos quatro filhos.

A Paulo Darzé Galeria de Arte fica na Rua Dr.Chrysippo Aguiar, 8, Corredor da Vitória, em Salvador.

Leave a Comment

Powered by WordPress | Deadline Theme : An AWESEM design