quarta 26 Abr 2017

O Brasil é uma zona. E isso é bom.

fernanda magalhães

O que acontece quando duas “meninas” que transpiram arte se encontram? Uma zona. Melhor: uma ArtMazone. Nina Sales e Fabiana de Morais são do tipo que transpiram arte 24 horas por dia. Escrevem, produzem, curam exposições, participam de seminários. E acabaram de criar uma plataforma digital para ampliar a visibilidade dos emergentes brasileiros na cena europeia. Em uma rápida passagem pelo Brasil, Nina Sales contou com exclusividade para o Supergiba sobre esse projeto que já reúne, dentre outros, Fernanda Magalhâes (destaque),  Hugo Richard, Marcio Goldzweig, Natali Tubenchlak e Zé Carlos Garcia (abaixo).

Nina Sales

Nina Sales: ArtMaZone

Explica direito esse negócio de ArtMaZone.

ArtMaZone é um jogo de palavras: (art)(ma)(zone). Ao pé da letra significa “arte-minha-área”. Art para a definição da nossa área de atividades; (ma)(zone) para sublinhar a especificidade brasileira e, sobretudo, para insistir na noção de “zona” como um convite à interação: zonas de troca, de experimentações, de produções; um espaço orgânico. Derrubar as fronteiras é uma liberdade possível através da universalidade da linguagem artística contemporânea.

“O lugar de onde viemos é de uma riqueza e consciência que favorecem qualquer lugar para onde vamos ou devemos ir”. Nina Sales

Bonito isso…

ArtMaZone é um portfolio virtual?

Podemos associar seu nome ao termo “armazenar”, que corresponde à essa nossa iniciativa constante de agir como federadores de dados, de ações, de energias. Mas é também fruto de um questionamento estético, uma aventura humana no cerne das interações históricas, culturais e emotivas, e também sociais sobre as relações com a contemporaneidade. A condição do pluralismo identitário, da mestiçagem, o exame de múltiplos territórios, marca de uma combinação original, confrontaram a percepção dos ambientes com as minhas aspirações concretas.

Marcio Goldzweig

Marcio Goldzweig

E como costuma apresentar essa zona para quem não a conhece?

ArtMaZone é, antes de tudo, uma incubadora de pesquisas e práticas artísticas. Somos federadores de informação, facilitadores de conexões, criadores de redes e de ações, atores de um novo modo de intercâmbio artístico. Desenvolvemos uma plataforma dinâmica (site, redes sociais, publicações…) e assim promovemos ações, numa estreita simbiose entre  França e Brasil.

Que força tem a arte brasileira hoje?

O Brasil tem um dinamismo quase inédito na cena contemporânea mundial. A geração atual tem uma flexibilidade intensa, uma energia de produção inesgotável e um desejo de ‘fazer’ que é intocável. Eles dizem: “Temos que fazer, de qualquer jeito”.

Ze Carlos Garcia

Ze Carlos Garcia

Esse pensamento não é novo. Vem com o surgimento da Geração 80 das artes plásticas, no processo de redemocratização do País, depois de 21 anos sob Ditadura Militar.

Sim, os movimentos que surgem no Brasil desde os anos 80 possuem essa sensibilidade social. Através desse trabalho também percebemos um diálogo bem próximo com concretismo e o neoconcretismo, um possível reflexo do interesse internacional por esses movimentos. A presença dos Parangolés de Helio Oiticica na mostra Danser sa vie, que aconteceu no Centro Georges Pompidou, é um exemplo claro disso.

Que suportes lhe despertam maior interesse?

Tenho uma atração muito forte pela pintura. Sim, deve ser este o meu suporte preferido. Mas fiquei muito impressionada com o conceito de performance, e por ela permitir conciliar suportes clássicos e novos, gerando experiências inéditas.

Hugo Richard

Hugo Richard

Como submeter um trabalho à ArtMaZone?

Simples. É só entrar em contato com a gente, seja por e-mail, pelo site ou pela página do Facebook.

Isso vale para os que nunca tiveram inserção no mercado?

Claro, ArtMaZone é para todos que dela quiserem fazer parte.

 

Natali Tubenchlak

Natali Tubenchlak

Confira a lista completa dos artistas: Aline Reis, Álvaro Tomé, Andre Parente, Andréa Facchino, Brigida Campbell, Cadu Lacerda, CArlos Mélo, Caroline Tavares, Chi Yi Chih, Claudia Malaguti, Cleone Augusto, Cristiane Geraldelli, Debora Levy, Edna Kauss, Edson Castro, Fábio Carvalho, Fernanda Magalhães, Fran Junqueira, Gabriela Noujaim, Gian Shimada, Hugo Richard, Ivani Pedrosa, João Marcos, Juliana Cerqueira, Kenny Neoob, Laercio Redondo, Leonardo Etero, Lia do Rio, Marcelo Terça-Nada, Marcio Goldzweig, Maria Nepomuceno, Mariana Manhães, Nadam Guerra, Natali Tubenchlak, Patricia Gouvêa, Rafael Vicente, Robson Viana, Stella Bierrenbach e Zé Carlos Garcia.

Leave a Comment

Powered by WordPress | Deadline Theme : An AWESEM design